Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro



Início do conteúdo da página

Associação de Pais e Mestres do CMJF


Telefone: (32) 3692-5050 ramal 5127
Email: apm@cmjf.eb.mil.br

Visão de Futuro

Ser reconhecida como um exemplo de gestão administrativa, no âmbito do SCMB, capaz de controlar e aplicar os recursos disponíveis de forma exemplar em prol do apoio ao ensino e aos alunos comprovadamente carentes.

Diretoria

Integrantes da Diretoria da APM/CMJF para o biênio 2018 – 2019:

  • Presidente: Carlos Alessandro Alves da Silva – Servidor Civil (Professor de Física);

  • Vice-Presidente: Sérgio Barbosa Corrêa – CMG R1 IM (pai de aluno);

  • 1º Secretário: Rodrigo da Silva Cerqueira – Servidor Civil (Professor de Língua Portuguesa);

  • 2º Secretário: Alexandre Alberto Vinsentin Ramos de Araújo – Servidor Civil (Professor de Matemática);

  • 1º Tesoureiro: Marcelo Rodrigues de Araújo – Servidor Civil (Professor de Artes);

  • 2º Tesoureiro: André Ribeiro Dutra – Capitão QCO (Professor de Física);

  • Diretor Social: Marcos Vinícius da Costa Meirelles – 2º Tenente OTT (Professor de Filosofia);

  • Diretora Assistencial: Alexandra de Lery Guimarães Baldi Ribeiro – Servidora Civil (Assistente Social);

  • Diretor Cultural: Thiago Horácio Lott – Servidor Civil (Professor de Língua Inglesa); e

  • Relações Públicas – Eduardo José Crochet - Servidor Civil (Professor de Sociologia).

Comunicados importantes:

  • Eleição do Colegiado 2019/2020
  • Boletim Informativo 31 APM/CMJF
  • Valor da Mensalidade da APM/CMJF para 2019
  • Posse do Colegiado da APM
  • Procedimentos relativos as peças dos uniformes:
    • Senhores responsáveis associados, a Associação de Pais e Mestres do CMJF informa que durante o período de 27 de março a 07 de abril de 2017, a Sala de Troca de Peças de Uniforme passou por significativa revitalização nas suas instalações. Além disso, todas as peças de uniforme foram lavadas, passadas e higienizadas em lavanderia profissional. Destaca-se que todo o estoque passou por uma rigorosa triagem, permanecendo somente as peças seminovas em condições de uso pelos alunos e de acordo com o previsto no Manual do Aluno. Ressalta-se, no entanto, que após a reativação da sala, a fim de se manter uma relação de equilíbrio entre a APM/CMJF e os associados, somente serão fornecidas peças de uniforme aos alunos que estiverem enquadrados nas condições abaixo:
    • a) pai/responsável por aluno comprovadamente carente. Nesse caso, as peças de uniforme poderão ser doadas;

      b) pai/responsável sócio comprovadamente contribuinte da APM/CMJF (aluno não carente). Nesse caso, as peças serão trocadas; e

      c) somente serão aceitas para troca as peças de uniforme que estiverem devidamente lavadas e passadas.

    • Com relação as doações de peças usadas, em decorrência do término do ciclo do aluno do CMJF ou quaisquer outras circunstâncias, essas poderão ser realizadas diretamente na sala e não precisam estar lavadas, passadas ou higienizadas.

  • A Associação de Pais e Mestres do CMJF funciona nas dependências do CMJF – Escritório e Sala de Uniformes para Permuta, de acordo com os seguintes horários:
    • Escritório (Funcionário Elton – tel: 3223-1912 ) – de 2ª à 5ª feira, das 07:00 às 11:30 horas e das 12:30 às 16:00 horas; e
    • Sala de Uniformes para Permuta (Funcionária Ester) – de 2ª à 5ª feira, das 08:00 às 12:00 horas.
  • Dispositivo legal da parceria entre o Colégio Militar de Juiz de Fora e a Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Juiz de Fora
    • Em 31 de agosto de 2017, foi assinado o Acordo de Cooperação nº EME-17-064-00/2017 , entre o Colégio Militar de Juiz de Fora e a Associação de Pais e Mestres do CMJF, que objetiva a cooperação mútua em atividades educacionais voltadas aos alunos do CMJF. Expira em 01 de setembro de 2022.

ORÇAMENTO 2019

A receita da APM/CMJF está pautada nas arrecadações provenientes das contribuições efetuadas pelos pais/responsáveis (sócios contribuintes), por meio do pagamento das mensalidades, atualmente, fixadas em R$ 42,00 (quarenta e dois reais), por aluno.

Trata-se de contribuição de caráter voluntário, porém de fundamental importância para o apoio ao ensino e ao aluno carente, conforme consta no Estatuto da Associação, trazendo como contrapartida para o contribuinte o desconto de 20% sobre a mensalidade escolar.

Assim, a APM/CMJF realiza, regularmente, diversas ações de apoio voltadas ao ensino, em especial, a modernização e a manutenção permanente nos diversos ambientes utilizados pelos alunos e a modernização de infraestrutura. Com relação ao apoio aos alunos comprovadamente carentes, vale destacar ações de aquisição de livros, transporte escolar, apoio em fardamento e apoio a viagens de estudo. Ressalta-se ainda que o Seguro Escolar para os alunos deste Colégio é custeado também pela APM/CMJF.

Abaixo, o Quadro Orçamentário atual:

apm2018

Realizações da APM em apoio ao CMJF

Em seu Art. 1º, o Estatuto da APM/CMJF preconiza que, dentre outros, a associação está “direcionada a apoiar o ensino e, especialmente, a atender às necessidades dos alunos comprovadamente carentes.” Assim, a seguir são citados os apoios de maior relevância:

- Alunos comprovadamente carentes – custeio de transporte escolar, custeio de viagens de estudo, custeio de participações nas Olimpíadas Brasileiras Escolares, custeio para a compra de fardamento e apoio para a compra de livros.

- Apoio ao ensino – custeio para a contratação de professores terceirizados para as aulas no contraturno, apoio à banda de Música dos Alunos e apoio a diversas atividades culturais, científicas e artísticas.

Destaca-se, também, o apoio a diversas obras que envolvem a modernização das instalações de ensino e da infraestrutura de ensino, tais como:

Em 2016 – reforma e modernização da Biblioteca, implantação do ambiente específico da Gibiteca, reforma e modernização da Sala de Artes, modernização do Laboratório de Química, manutenção da piscina, manutenção da horta pedagógica, equipagem do Laboratório de Matemática e modernização das salas de aula do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, apoio aos Grêmios e Legião de Honra.

Em 2017 - revitalização da Secretaria do Corpo de Alunos, revitalização do Laboratório de Biologia, implementação da Seção de Atendimento Educacional Especializada, revitalização da Sala da Sociedade Recreativa e Literária, revitalização do Grêmio de Engenharia e revitalização do Ginásio Poliesportivo.

Em 2018 – modernização completa das instalações físicas do Laboratório de Física, modernização do Laboratório de Robótica e modernização do Grêmio de Ciências Humanas.

Clique aqui para visualizar a galeria de realizações.

Fim do conteúdo da página